Atividades Desenvolvidas

 Atividades Atuais:

- Sessões Teóricas Semanais sobre o Trauma;
- Sessões Práticas de Treinamento e Capacitação dos Membros;
- Simulações;
- Elaboração do Curso Pré-HGE;
- Elaboração do Curso Prático em Trauma (em parceria com a LAEME e LAET);
- Elaboração do Minicurso de Sutura na Emergência;
- Participação como manequins do curso ATLS;
- Linhas de pesquisa sobre o trauma;
- Projetos de extensão.




Sessões Teóricas Semanais                
As sessões da LT acontecem em regime semanal, às terças-feiras (19h). São abordados temas relacionados ao trauma, trazendo sempre médicos convidados, discutindo casos clínicos ou artigos. Todas as sessões da liga são abertas ao público e gratuitas. 

OBS: Recomendamos aos interessados que se informem com membros sobre a ocasional mudança no dia/horário das sessões.  




Sessões Práticas de Treinamento
Todos os ligantes passam por um processo de capacitação e treinamento para que possam saber como proceder em situações de emergência, podendo dessa forma estar participando das atividades da liga (cursos e estágios). O treinamento é feito com materiais próprios da LT e com o auxílio da Escola Bahiana de Medicina.



Simulações     
Objetivando a integração dos conhecimentos no atendimento ao trauma, a LT adotou como atividade, desde 2010, simulações de atendimento médico a politraumatizados. As simulações acontecem durante as sessões semanais e consistem na apresentação de um paciente fictício para que um dos membros faça o atendimento.


Projetos de Pesquisa
A LT desenvolve atividades de pesquisa na área do trauma, estimulando a produção científica e a participação dos membros em eventos nacionais e internacionais. 
Você pode conferir os trabalhos científicos desenvolvidos e apresentados pela Liga do Trauma na sessão de "Produções Científicas".

Curso Prático sobre Trauma (CPT) 

O Curso Prático em Trauma teve início em 2008 por uma parceria entre as 2 ligas acadêmicas do trauma de Salvador (LT e LAEME). O Curso é realizado anualmente no Campus Nazaré da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, sob supervisão do Dr Paulo André Jesuíno. 
Em 2011, com a nova parceria com a LAET-FTC, houve uma expansão do curso para a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Atualmente são oferecidas 60 vagas, distribuídas igualmente entre as 3 faculdades de medicina de Salvador.

O curso aborda os seguintes temas:
- Suporte básico de vida + DEA
- Choque e Acesso venoso periférico
- Acesso Venoso Central
- Imagem no Trauma: TC de crânio, Rx de pelve, Rx de coluna cervical e Rx de tórax;
- Drenagem de Tórax
- Abordagem de Vias aéreas (Intubação Orotraqueal)
- Sondagem Vesical
- Suporte Avançado de Vida no Trauma (SAVT/ATLS)



Curso preparatório para o internato em emergência no HGE (Curso Pré-HGE)
O Curso Pré-HGE é um curso que faz parte da matriz curricular da Escola Bahiana de Medicina e é organizado por uma parceria entre Dr Paulo André Jesuíno e a LT. O curso é feito para todos os acadêmicos ao final do 8 semestre de graduação (regime semestral).  Durante 2 semanas o estudante passa por aulas teóricas com médicos palestrantes convidados sobre os principais temas da medicina de emergência. A LT realiza o treinamento prático dos estudantes em emergências em:

- Suporte básico de vida + DEA
- Choque + Acesso venoso periférico
- Imagem no Trauma: TC de crânio, Rx de pelve, Rx de coluna cervical e Rx de tórax;
- Abordagem de Vias aéreas (Intubação Orotraqueal)
- Cuidado de Feridas e Suturas




Minicurso Sutura na Emergência  
Tanto o conhecimento teórico quanto o treinamento prático na sutura são fundamentais na formação do estudante de medicina. O que se observa na prática é um aprendizado muitas vezes inadequado sobre o procedimento, por conta de diversos fatores. Tendo em vista a insegurança de muitos estudantes sobre a realização da sutura, a LT criou em 2011, com o apoio da LACIP, o Minicurso de Sutura na Emergência. Sob uma lógica baseada em evidências, o curso visa não apenas treinar a técnica da sutura, mas, sobretudo, capacitar o aluno sobre como se portar diante de ferimentos traumáticos diversos. São distribuídas 50 vagas entre estudantes das 3 faculdades de medicina de Salvador. Os alunos passam por estações práticas sobre os seguintes temas:
- Cuidados Básicos com Feridas e Imunizações
- Colocação de Luvas 
- Anestesia Local
- Técnica de Sutura
Simulação de Atendimento






Programa de Financiamento de Eventos Científicos (PFEC)
O programa foi criado em 2011 com o objetivo de estimular a participação dos membros nos eventos científicos nacionais. A LT independentemente disponibiliza auxílio de curto para a participação dos membros nos principais eventos nacionais sobre trauma e medicina crítica.





Participação como Manequins no Curso ATLS
O ATLS (Advanced Trauma Life Support) é um curso destinado a médicos, realizado na maioria dos grandes centros do Brasil e do mundo. No estado da Bahia o curso é feito anualmente no Hospital Aliança. Em 2011, 3 membros da LT participaram como colaboradores e manequins do curso ATLS na Bahia.