A Liga

Uma LIGA é...

"Uma rede de estudantes que desejam e criam oportunidades de trabalhos científicos, didáticos, culturais e sociais no espaço acadêmico." 


DEFINIÇÃO

A Liga do Trauma da Escola Bahiana de Medicina, doravante denominada LT- EBMSP, é um órgão acadêmico afiliado ao Diretório Acadêmico Pirajá da Silva e à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, porém apresentando autonomia administrativo-financeira, sem fins lucrativos, formada por alunos do Curso de Medicina.

OBJETIVO

A LT-EBMSP visa a promoção e o aprofundamento no estudo do trauma, fazendo com que o estudante de medicina tenha uma formação teórico-prática generalista ampla e correta sobre como proceder diante do trauma, desde sua prevenção ao atendimento pré e intra-hospitalar através de atividades nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão.


ATUAÇÃO

A Liga do Trauma da EBMSP possui reuniões semanais nas quais são abordados temas relacionados ao trauma, trazendo sempre médicos convidados, discutindo casos clínicos ou artigos. Todos os ligantes passam por um processo de capacitação e treinamento para que possam saber como proceder em situações de emergência, podendo dessa forma estar participando das atividades da liga. Dentre nossas atividades podemos destacar:



Atividades Atuais:
- Sessões Teóricas Semanais sobre o Trauma
- Sessões Práticas de Treinamento e Capacitação dos Membros
- Simulações
- Elaboração do Curso Pré-HGE
- Elaboração do Curso Prático em Trauma (em parceria com a LAEME e LAET)
- Elaboração do Minicurso de Sutura na Emergência
- Acompanhamento de Centro Cirúrgico - Hospital Santa Izabel
- Acompanhamento de Emergência e UTI - HGE
- Parceria com o NEP do Hospital Agenor Paiva
- Participação como manequins do curso ATLS
- Linhas de pesquisa sobre o trauma
- Projetos de extensão


Para maiores informações, acesse a barra "atividades desenvolvidas".